Individualized Training in Acquiring New Skills and Raising Employment Competences -- INSIGHT
hu is lt fr pt bg uk

Objectivos do projecto

 

O objetivo principal do INSIGHT é fornecer apoio integrado e adaptado às necessidades dos grupos de desempregados mais desfavorecidos, no contexto da crise económica global (em especial desempregados/as com menos de 25 anos e mais de 45, imigrantes e seus filhos/as, pessoas que enfrentam situações de desvantagem sócio-económicas). O projecto irá desenvolver uma ferramenta de formação inovadora e integrada - o Kit INSIGHT - que visa aumentar a motivação e auto-conhecimento, bem como criar incentivos para a aquisição de novas competências, melhorando a empregabilidade e promovendo uma (re)integração mais eficaz de candidatos/as a emprego no mercado de trabalho. Esta ferramenta funcionará como um meio para os grupos-alvo transferirem as competências que já detêm para novos empregos e também irá ajudar a reduzir a lacuna entre as competências individuais e novas competências exigidas pelo mercado de trabalho, contribuindo para uma melhor integração laboral e favorecendo o compromisso com a aprendizagem ao longo da vida.

Em concreto, através deste projecto vai-se transferir, atualizar e desenvolver os resultados de outro projecto realizado anteriormente e que obteve reconhecido sucesso, designado "JobTool - Formação Pessoal Interactiva e Valorização de Competências para o Emprego", que deu origem a um programa de formação inovador e a materiais concebidos como solução integrada para apoiar desempregados/as (jovens e adultos mais velhos) a melhorar a sua capacidade de procura de emprego.

O projecto INSIGHT vai dirigir-se especificamente a pessoas desempregadas mais desfavorecidas, tais como: jovens desempregados/as, adultos mais velhos desempregados, imigrantes, crianças filhas de imigrantes, pessoas que enfrentam situações de desvantagem sócio-económica e, também, os/as profissionais de emprego, de aconselhamento e orientação profissional. O Kit a desenvolver vai transferir o conhecimento mais recente, permitindo uma passagem da investigação à prática, através de uma metodologia formativa que combina aconselhamento, formação e procura de emprego, numa abordagem única e integrada.

 

 

 


Este projecto é financiado pela Comissão Europeia. Esta publicação reflecte apenas a visão do autor e a Comissão Europeia não pode ser responsabilizada por qualquer uso que seja feito da informação nela contida.